E3: O Evento
A Electronic Entertainment Expo, ou a popular E3 é a mais importante feira internacional de jogos eletrônicos. Anualmente as maiores empresas do ramo se reúnem para expor as principais novidades que vão oferecer ao seu público.
História
Sua primeira edição foi em 1995, quando Playstation, Virtual Boy, Sega Saturn e lutavam pela hegemonia do mercado mundial de videogames.
O evento for marcado pela grande quantidade de títulos em 3D, que na época era uma evolução imensa. Virtual Boy foi o primeiro portátil a apresentar gráficos tridimensionais, uma novidade bem à frente de sua época, porém estava repleto de falhas. O portátil necessitava do auxílio de uma mesa, ou qualquer superfície de apoio, tornando-o pouco prático e, além disso, só reproduzia apenas duas cores, o console foi um fracasso.


Enquanto isso o Sega Saturn, apesar do sucesso razoável no Japão, não tinha o mesmo impacto no ocidente. Grande parte de seus títulos não chegaram neste lado do globo, pois a temática desses era voltada ao público oriental. Apesar de ter sido lançado antes do Playstation (nos Estados Unidos) o seu preço elevado não era atrativo. Estava cada vez mais evidente que a Sega não tinha mais fôlego para competir no mercado.
Nintendo diante do sucesso de sua principal concorrente armava-se com mais uma aventura 3D de outra franquia famosa. The Legend of Zelda: Ocarina of Time dava as caras na Electronic Entertainment Expo de 1998, com gráficos e texturas muito mais bonitas do que as apresentadas em jogos anteriores. O game marcou a história é até hoje considerado um dos melhores títulos lançados pela empresa. “The Legend of Zelda” era definitivamente uma lenda. O contra-ataque da Sony veio com o lançamento oficial de Metal Gear Solid, e anúncio da famosa franquia Gran Turismo. Já a Sega preparava seu novo console o Dreamcast. Pouca coisa foi revelada, provocando grande mistério ao redor da plataforma.



A mídia utilizada pela Nintendo havia finalmente evoluído. O Mini DVD usado no Cube era uma forma eficiente de combater a pirataria, também era muito mais barato e facilitava e tornava mais rentável a produção de jogos para o Game Cube. As empresas antes tinham que esperar meses para que a Nintendo transferissem seus jogos para os cartuchos, com essa mídia moderna o processo era feito pelas próprias desenvolvedoras. Qual foi erro do Game Cube? A mídia utilizada. Sim, ela havia evoluído e se tornado mais prática, porém suportava apenas 1,5GB de dados. Apesar do sistema do console for excelente, o tamanho limitado da mídia atrapalhava muito. Os jogos então tinham trechos cortados (CG’S) ou (em raríssimas vezes) vinham em dois discos. Enquanto as outras empresas ofereciam aos usuários experiências novas transformando os consoles em verdadeiras plataformas de entretenimento, A Nintendo oferecia um videogame que era apenas um... Videogame.
Devido as grandes limitações, a Nintendo carregou o Game Cube praticamente sozinha. As third-parties migravam todas para as concorrentes. O console foi marcado pela grande quantidade de (bons) títulos exclusivos (de franquias da própria Nintendo). A E3 de 2002 prova isso. A Nintendo veio com o seu poderoso trio: Super Mario Sunshine, The Legend of Zelda: Wind Waker e Metroid Prime. Outras grandes franquias exclusivas que também deram as caras foram: Blinx, Splinter Cell, Panzer Dragon Orta e Ninja Gaiden, do Xbox e Ratchet & Clank e Kingdom Hearts do Playstation 2.
O Game Boy vinha vendendo bem. A Nintendo, apesar das dificuldades com o Cube, dominava quando assunto eram os portáteis. Porém em 2003, na E3 a Sony anunciava sua entrada para a disputa com o PSP. A Nintendo rapidamente se manifesta, anunciando em 2004 o DS. Nascia também God of War e The Legend of Zelda: Twilight Princess.


Apesar do pequeno evento as empresas davam um show fora de palco. Nintendo Wii reinava absoluto, sua proposta de reunir jogadores casuais mostrava bons resultados. A Microsoft mostrava que também tinha força e fazia com que o Xbox recebesse cada vez mais títulos e elogios. A Sony, que tinha as vendas mais baixas permanecia firme, seu console tinha grande potencial, mas o preço ainda não era atrativo.

Os sensores de movimento do Wii eram um estrondoso sucesso. E embalados no sucesso da concorrente Sony e Microsoft exibiram em 2009 seus periféricos que vinham para destronar a Nintendo. O Playstation Move, um controle que associado a uma câmera especial permitia ao jogador a possibilidade de usar seus movimentos no jogo, algo semelhante ao Wii Remote, mas com mais precisão, infelizmente o impacto foi completamente ofuscado pela Microsoft que exibia o Project Natal que simplesmente abolia o uso de qualquer controle nas jogatinas de Xbox 360. Os movimentos do corpo do jogador eram reproduzidos na tela através de um sensor de movimentos. A Nintendo, continuou firme e forte e fez anúncios importantes: Super Mario Galaxy 2, New Super Mario Bros Wii e Metroid Other: M e o acessório Wii Vitality Sensor, que não voltou a ser mencionado pela empresa. O ano continuou a ser com para a Big N, apesar do esforço da concorrência, suas vendas permaneceram muito boas, mas a situação estava prestes a mudar...
2010 foi o ano da queda do império Nintendista. O Wii sempre foi voltado ao público casual o que não favorecia muito as grandes desenvolvedoras de jogos, logo, a Nintendo deixou de receber apoio das third-parties... A Sony com apoio massivo conseguiu finalmente alcançar o topo e a Microsoft, apesar do impacto inicial do Kinect (Project Natal)permaneceu sem mudanças. A E3 foi marcada pelo anúncio do Nintendo 3DS o novo portátil da Nintendo, e da apresentação de The Legend of Zelda: Skyward Sword, além do retorno de Donkey Kong e Kirby. Os últimos suspiros do Nintendo Wii... O Kinect e Move deram as caras novamente, sem muito impacto.
2011 foi um grande ano, repleto de mudanças anúncios, decepções e conquistas. A E3 foi novamente um grande evento, porém a retrospectiva desta você confere em breve no Motto Onoshin.
Durante todos esses anos a E3 vem sendo palco de anúncios importantes para o mercado gamer. Rumores chegam a todo o momento e o evento é sempre esperada para comprová-los, ou não. A E3 2012 está aí. Que surpresas nos aguardam?
Nenhum comentário:
Postar um comentário