segunda-feira, 28 de maio de 2012

Pré-E3: O Evento



Apenas uma semana nos separa do maior evento dedicado a indústria de jogos eletrônicos que existe! Nesse clima de ansiedade o Motto Onoshin prepara posts especiais sobre a E3.


E3: O Evento

A Electronic Entertainment Expo, ou a popular E3 é a mais importante feira internacional de jogos eletrônicos. Anualmente as maiores empresas do ramo se reúnem para expor as principais novidades que vão oferecer ao seu público.

História

Sua primeira edição foi em 1995, quando Playstation, Virtual Boy, Sega Saturn e lutavam pela hegemonia do mercado mundial de videogames.

O evento for marcado pela grande quantidade de títulos em 3D, que na época era uma evolução imensa. Virtual Boy foi o primeiro portátil a apresentar gráficos tridimensionais, uma novidade bem à frente de sua época, porém estava repleto de falhas. O portátil necessitava do auxílio de uma mesa, ou qualquer superfície de apoio, tornando-o pouco prático e, além disso, só reproduzia apenas duas cores, o console foi um fracasso.

Em 1996 a Nintendo novamente tentava a sorte, com um console feito as pressas, depois da parceria entre ela e a Sony ter ido por água abaixo. Surgia o Nintendo 64 que dominou a E3 de 1996. Super Mario 64 era a primeira aventura em 3D da mascote da Big N e surpreendeu a todos os fãs, o console tinha tudo para ser um sucesso, um novo padrão de controle mais preciso e prático, um poder gráfico muito interessante, e futuramente iria oferecer acessórios que definiria os padrões para outras empresas (como o Rumble Pak). O erro dessa vez? A Nintendo insistiu em utilizar uma mídia já ultrapassada e muito mais cara que o CD (que já vinha sendo usado pela concorrente Sony), o cartucho. O evento foi palco de estreia para jogos como: Nights into Dreams (Sega), Crash Bandicoot (Naughty Dog), Resident Evil (Capcom) e Tomb Raider (Core Design).



O Playstation, já vinha provando que a Sony, mesmo inexperiente tinha talento. Suas vendas sempre altas, seus jogos conquistando o público. O sucesso era inegável. A Sony tinha inúmeros games: Resident Evil, Crash Bandicoot, Megaman X4, Castlevania, Tomb Raider, Medal of Honor, Dino Crisis, Tekken, Gran Turismo, Final Fantasy, Winning Eleven e o apoio massivo da EA. Mesmo com incontáveis títulos de qualidade, as desenvolvedoras continuavam a criar games e franquias ainda melhores para o console. A E3 de 1997,que agora era em Atlanta (Los Angeles não conseguia suportar um evento tão grande como esse) foi palco da estreia de mais alguns desses títulos que entraram para história como Metal Gear Solid (Konami) e Quake 2 (id Software).

Enquanto isso o Sega Saturn, apesar do sucesso razoável no Japão, não tinha o mesmo impacto no ocidente. Grande parte de seus títulos não chegaram neste lado do globo, pois a temática desses era voltada ao público oriental. Apesar de ter sido lançado antes do Playstation (nos Estados Unidos) o seu preço elevado não era atrativo. Estava cada vez mais evidente que a Sega não tinha mais fôlego para competir no mercado.


Nintendo diante do sucesso de sua principal concorrente armava-se com mais uma aventura 3D de outra franquia famosa. The Legend of Zelda: Ocarina of Time dava as caras na Electronic Entertainment Expo de 1998, com gráficos e texturas muito mais bonitas do que as apresentadas em jogos anteriores. O game marcou a história é até hoje considerado um dos melhores títulos lançados pela empresa. “The Legend of Zelda” era definitivamente uma lenda. O contra-ataque da Sony veio com o lançamento oficial de Metal Gear Solid, e anúncio da famosa franquia Gran Turismo. Já a Sega preparava seu novo console o Dreamcast. Pouca coisa foi revelada, provocando grande mistério ao redor da plataforma.


A feira de 1999 foi palco de grandes demonstrações, de volta a Los Angeles, Dreamcast, Playstation 2 e Dolphin disputavam pela atenção. Todas as principais empresas começavam a exibir ao mundo um pouco do que havia sido reservado para a próxima geração de vídeo games. A Sega em especial, impressionava os visitantes com os jogos que estavam por vir. Sonic Adventure, que pela primeira vez exibia a mascote da empresa em 3D e Soul Calibur, um jogo de luta que futuramente teria muita popularidade. O Dreamcast era o videogame mais avançado, completo e poderoso de sua geração, porém estava preparado apenas para combater Playstation e Nintendo 64. Após 15 meses depois do lançamento do Dreamcast chegava ao mercado o Playstation 2, que conquistou o público pouco a pouco, repetindo a dose de bons jogos e poder gráfico avançado, retrocompatibilidade com seu antecessor e as opções de ouvir músicas em um CD, ou assistir filmes em um DVD. Em 2000 a E3 marcou a estreia de Metal Gear Solid 2 para o Playstation 2, enquanto a Nintendo dava adeus ao Nintendo 64 com The Legend of Zelda: Majora’s Mask. Sua nova aposta era o Nintendo Game Cube (chamado anteriormente de Dolphin). O evento marcou a entrada da Microsoft no mercado. A empresa preferiu fazer apresentações a portas fechadas.


Em 2001, meses antes do lançamento do Game Cube e XBOX (da Microsoft), acontecia mais uma vez a E3. OS dois consoles foram os grandes destaques, apresentando novas linhas de jogos que entusiasmavam o público. Para o XBOX havia os grandiosos Fable, uma franquia RPG desenvolvida pela Big Blue Box (que só seria lançada em 2004) e Halo, um jogo de tiro em primeira pessoa, que hoje é uma das principais franquias da Microsoft. Já para o Cube, chegavam Luigi's Mansion, aventura protagonizada pelo irmão de Mário; Pikmin, mais um game de desenvolvido por Shigeru Miyamoto (desenvolvedor de Zelda, Mario e Donkey Kong) e Eternal Darkness um horror pisicológico desenvolvido pela Silicon Knights, o jogo havia sido planejado originalmente para o Nintendo 64. O Game Boy Advance apareceu na feira, mas não obteve tanto prestígio.

A mídia utilizada pela Nintendo havia finalmente evoluído. O Mini DVD usado no Cube era uma forma eficiente de combater a pirataria, também era muito mais barato e facilitava e tornava mais rentável a produção de jogos para o Game Cube. As empresas antes tinham que esperar meses para que a Nintendo transferissem seus jogos para os cartuchos, com essa mídia moderna o processo era feito pelas próprias desenvolvedoras. Qual foi erro do Game Cube? A mídia utilizada. Sim, ela havia evoluído e se tornado mais prática, porém suportava apenas 1,5GB de dados. Apesar do sistema do console for excelente, o tamanho limitado da mídia atrapalhava muito. Os jogos então tinham trechos cortados (CG’S) ou (em raríssimas vezes) vinham em dois discos. Enquanto as outras empresas ofereciam aos usuários experiências novas transformando os consoles em verdadeiras plataformas de entretenimento, A Nintendo oferecia um videogame que era apenas um... Videogame.

Devido as grandes limitações, a Nintendo carregou o Game Cube praticamente sozinha. As third-parties migravam todas para as concorrentes. O console foi marcado pela grande quantidade de (bons) títulos exclusivos (de franquias da própria Nintendo). A E3 de 2002 prova isso. A Nintendo veio com o seu poderoso trio: Super Mario Sunshine, The Legend of Zelda: Wind Waker e Metroid Prime. Outras grandes franquias exclusivas que também deram as caras foram: Blinx, Splinter Cell, Panzer Dragon Orta e Ninja Gaiden, do Xbox e Ratchet & Clank e Kingdom Hearts do Playstation 2.

O Game Boy vinha vendendo bem. A Nintendo, apesar das dificuldades com o Cube, dominava quando assunto eram os portáteis. Porém em 2003, na E3 a Sony anunciava sua entrada para a disputa com o PSP. A Nintendo rapidamente se manifesta, anunciando em 2004 o DS. Nascia também God of War e The Legend of Zelda: Twilight Princess.



Os eventos de 2005 e 2006 foram transições de geração. Nasciam o Nintendo Wii, XBOX 360 e Playstation 3. Inicialmente o que causou mais impacto foi o Wii, um console que prometia revolucionar a maneira de se jogar videogame, usando um controle de forma estranha e os movimentos do jogador. O público vibrava ao ver Shigeru Miyamoto regendo uma orquestra com o novo controle em mãos, o Wii Remote. Microsoft mostrava o melhor de seu console com bons títulos e é claro tida sua potência. A Sony assustava pelo elevado preço do Playstation 3.

Chega 2007, o evento em si foi muito criticado e realmente decepcionou. A feira deixou Los Angeles e partiu para uma cidade vizinha, Santa Monica, deixando o grande evento um pouco mais modesto. As empresas que nas edições anteriores mostraram o melhor de seus consoles seguiram o ritmo do evento e os anúncios foram de menos impacto. Microsoft demontrava mais um game de sua franquia, Halo 3. A Nintendo exibiu Mario Kart, usando o Wii remote como volante e o Wii Fit com o acessório balance board. Já a Sony mostrou os novos Heavenly Sword, Killzone 2 e Uncharted.

Apesar do pequeno evento as empresas davam um show fora de palco. Nintendo Wii reinava absoluto, sua proposta de reunir jogadores casuais mostrava bons resultados. A Microsoft mostrava que também tinha força e fazia com que o Xbox recebesse cada vez mais títulos e elogios. A Sony, que tinha as vendas mais baixas permanecia firme, seu console tinha grande potencial, mas o preço ainda não era atrativo.

2008 começava e a Sony via um futuro promissor para seu console, suas previsões apontavam que até o início do próximo ano o Playstation 3 se tornaria lucrativo. Nintendo se deliciava com as vendas. O ano anterior havia terminado com seus dois console líderes em vendas (Nintendo DS em primeiro e Nintendo Wii em segundo). Microsoft estava satisfeita, principalmente depois do lançamento de Halo 3, em setembro do ano anterior, que fez com que as vendas dobrassem chegando a ultrapassar as vendas mensais de setembro do Nintendo Wii. A E3 estava chegando, dessa vez em Los Angeles, mas com um formato ainda bem reduzido. Yochi Wada, presidente da Square Enix anunciava que Final Fantasy XIII seria exclusividade do Xbox 360. Enquanto isso a Nintendo dava origem a um de seus momentos mais vergonhosos da história do evento, com a apresentação do jogo Wii Music, além do novo “Wii Motion Plus” que prometia aumentar a precisão dos movimentos captados pelos sensores. God of War 3 era o grande destaque do console da Sony.


Os sensores de movimento do Wii eram um estrondoso sucesso. E embalados no sucesso da concorrente Sony e Microsoft exibiram em 2009 seus periféricos que vinham para destronar a Nintendo. O Playstation Move, um controle que associado a uma câmera especial permitia ao jogador a possibilidade de usar seus movimentos no jogo, algo semelhante ao Wii Remote, mas com mais precisão, infelizmente o impacto foi completamente ofuscado pela Microsoft que exibia o Project Natal que simplesmente abolia o uso de qualquer controle nas jogatinas de Xbox 360. Os movimentos do corpo do jogador eram reproduzidos na tela através de um sensor de movimentos. A Nintendo, continuou firme e forte e fez anúncios importantes: Super Mario Galaxy 2, New Super Mario Bros Wii e Metroid Other: M e o acessório Wii Vitality Sensor, que não voltou a ser mencionado pela empresa. O ano continuou a ser com para a Big N, apesar do esforço da concorrência, suas vendas permaneceram muito boas, mas a situação estava prestes a mudar...

2010 foi o ano da queda do império Nintendista. O Wii sempre foi voltado ao público casual o que não favorecia muito as grandes desenvolvedoras de jogos, logo, a Nintendo deixou de receber apoio das third-parties... A Sony com apoio massivo conseguiu finalmente alcançar o topo e a Microsoft, apesar do impacto inicial do Kinect (Project Natal)permaneceu sem mudanças. A E3 foi marcada pelo anúncio do Nintendo 3DS o novo portátil da Nintendo, e da apresentação de The Legend of Zelda: Skyward Sword, além do retorno de Donkey Kong e Kirby. Os últimos suspiros do Nintendo Wii... O Kinect e Move deram as caras novamente, sem muito impacto.

2011 foi um grande ano, repleto de mudanças anúncios, decepções e conquistas. A E3 foi novamente um grande evento, porém a retrospectiva desta você confere em breve no Motto Onoshin.

Durante todos esses anos a E3 vem sendo palco de anúncios importantes para o mercado gamer. Rumores chegam a todo o momento e o evento é sempre esperada para comprová-los, ou não. A E3 2012 está aí. Que surpresas nos aguardam?

Nenhum comentário:

Copyright © 2013 Motto Onoshin and Blogger Templates.